sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cartaz Specweek


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Convite



domingo, 17 de fevereiro de 2008

Planeamento Specweek


Segunda-Feira dia 3 de Março
18 horas
Conferência “A Ilustração Fantástica no dia-a-dia”
Convidados:
Rogério Ribeiro, Presidente da Épica
Cláudia Pinto, teórica sobre a literatura fantástica nas artes
António ValJean, Concept Artist/Ilustrador
Bruno Krippahl, Game Artist/Ilustrador
Descrição:
Esta conferência tem como principal objectivo esclarecer o trabalho
do ilustrador de Arte Especulativa ou, por outras palavras, a Arte Fantástica. Pretendemos convidar artistas da área para falar especificamente nas áreas acima referidas, mostrando o seu trabalho assim como as suas inspirações.
Duração da Conferência:
Cerca de 30 minutos por convidado, podendo atingir os 45 minutos, caso hajam questões a colocar por parte do público.

Terça-Feira, dia 4 de Março
18 horas
Workshop sobre desenho e arte-final na Ilustração Fantástica
Convidado:
Raimundo Pousada
Descrição:
Pretende-se com este workshop dar umas noções básicas para a preparação do desenho antes de ser colorido.
Duração do Workshop:
De 1h a 2h30.

Quarta-Feira, dia 5 de Março
18 horas
Workshop de Coloração
Convidado:
Miguel Gabriel
Descrição:
Pretende-se com este workshop dar umas noções básicas para a coloração e efeitos de luz e sombra possíveis com o Adobe Photoshop e texturas que o software Corel Painter X permite desenvolver.
Duração do Workshop:
De 1h a 2h30.

Quinta-Feira, dia 6 de Março
18 horas
Workshop de Modelação 3D com o Mudbox
Convidado:
Bruno Krippahl
Descrição:
Pretende-se com este workshop dar umas noções básicas para ilustração tridimensional: escultura digital de micro-detalhes e criação de normal maps com o software Mudbox.
Duração do Workshop:
De 1h a 2h30.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Evento Specweek

No âmbito da cadeira de TDCIII, em que abordámos a temática da Ilustração Fantástica, em especial a forma como os meios tradicionais e os meios digitais se conjugam na produção contemporânea, decidimos organizar uma semana cultural dedicada ao tema. Esta semana, que terá como nomenclatura SpecWeek (Spec de Speculative (Especulativa) e Week (semana)), e que terá 3 componentes no seu programa: uma conferência, três workshops e durante os eventos, esperamos ter bancas de editoras de livros da especialidade presentes.

Pela organização do specweek,
Ana Maria Baptista
Ricardo Alexandre Correia













Em relação à conferência, que abrirá a semana, convidaremos ex-alunos da FBAUL que desenvolveram a sua carreira profissional na área da Ilustração Fantástica, assim como outras figuras importantes que desenvolvam (e/ou divulguem) a produção de objectos do Fantástico. Os convidados desta conferência são os ex-alunos de Design de Comunicação da FBAUL António Valjean e Bruno Krippahl, Rogério Ribeiro, Presidente da Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, Cláudia Pinto teórica e investigadora do Fantástico, Ricardo Tércio, João Lemos e Ricardo Venâncio, artistas que trabalham actualmente na Marvel Comics. O objectivo da conferência é reflectir a produção e divulgação de objectos artísticos relacionados com o Fantástico, trazendo, os artistas presentes, exemplos do seu trabalho.












Nos três dias que procedem a conferência, decorrerão 3 workshops: no primeiro dia (terça-feira), um de desenho, arte-final e concept art, pelo colega da FBAUL Raimundo Pousada que tem trabalho de ilustração editado internacionalmente; no segundo dia (quarta-feira), um workshop de coloração digital com o ex-colega da FBAUL Miguel Gabriel, ilustrador e colorista de ilustrações infantis; e no terceiro dia (quinta-feira), um workshop de modelação e animação 3D com o ex-colega da FBAUL Bruno Krippahl, que para além do seu trabalho como ilustrador, desenvolveu a produção e animação de objectos tridimensionais em computador.












Paralelamente, pensámos em convidar algumas editoras que tenham obras publicadas no âmbito do Fantástico, para estarem presentes com bancas de venda de livros (semelhante ao que é usual acontecer durante os Fóruns Fantásticos).