domingo, 16 de março de 2008

The End

Chegados ao fim da Specweek, só nos podemos congratular com o seu sucesso. O evento que se iniciou com a conferência - cuja adesão excedeu em muito as nossas mais positivas expectativas - e que criou pela primeira vez, no Convento de S. Francisco, uma discussão séria e profícua em torno da Ilustração Fantástica, e do Fantástico em geral.

As duas workshops realizadas, de Pintura e Modelação Digital, foram de igual forma um êxito, tendo uma média de 90 espectadores em cada uma das sessões.

Foi assim, em suma, que decorreu o primeiro evento do género na FBAUL. Acreditamos, devido ao sucesso do mesmo, e da imensa receptividade que o público foi tendo durante a Specweek, que estão as portas abertas para mais eventos relacionados com o Fantástico, a decorrer no nosso Convento.

Para finalizar, há-que mencionar que o sucesso do evento se deve à total disponibilidade dos nossos convidados, que enriqueceram todo o evento com a sua participação. Agradecemos a participação de Rogério Ribeiro, Cláudia Pinto, João Miguel Lameiras, António Valjean, Bruno Krippahl e Miguel Gabriel pela participação e brilhantes contributos à Specweek. Temos igualmente de agradecer à Mariana Amores e ao João Conceição pela colaboração durante o evento.

Agradecemos a todos o vosso contributo
E que existam mais eventos Fantásticos

Com os melhores cumprimentos
A organização da Specweek08

Ana Maria Baptista
Ricardo Alexandre Correia

quinta-feira, 6 de março de 2008

quarta-feira, 5 de março de 2008

Balanço da Conferência

Para além dos problemas técnicos (sempre aborrecidos) que surgiram com o projector e os computadores, consideramos que a conferência ultrapassou as nossas mais positivas expectativas. O trabalho do nosso mestre-de-cerimónias e moderador Rogério Ribeiro em conduzir as intervenções dos nossos convidados. Foi de bastante interesse a abertura (com um teor mais académico) efectuada pela Cláudia Pinto, que foi ao longo da sua apresentação, compaginando a noção do Fantástico, e em especial, da noção de Monstro. Fazendo a ponte entre esta componente mais teórica, e a componente visual, tivemos o contributo de João Miguel Lameiras que nos conduziu por uma viagem visual no mundo da Ilustração e da Banda-Desenhada das representações das criaturas criadas no espectro literário de H.P. Lovecraft. De seguida tivemos António Valjean e Bruno Krippahl, que contribuíram com a sua experiência pessoal e profissional para a definição de mercado de trabalho pós-licenciatura, assim como uma transmissão "1 on 1" de (uma parte) dos seus (belíssimos) portfolios.

Uma conferência inédita na FBAUL, mas que nós, amantes do Fantástico, esperamos que seja apenas a primeira de muitas intervenções e discussões públicas levadas a cabo no nosso Convento de S. Francisco.

Estejamos então prontos para o ciclo de workshops.

Lá nos encontraremos.